Mercado

Há linhas de financiamento para o setor sucroalcooleiro nacional

Em tempos de “vacas gordas”, o crédito é farto! Em tempos de crise mundial, o mercado brasileiro privado de crédito encontra-se congelado, restando apenas os organismos estatais como única fonte de recursos (ex: BNDES). A mesma situação, em regra, aplica-se ao mercado externo de crédito.

No entanto, para toda regra há exceções, e o mercado externo de crédito têm as suas… 200 exceções.

Com efeito, há no mundo todo agências (DFIs – Development Financial Institutions) laterais e multilaterais dispostas a emprestar dinheiro ao Brasil, financiando, em tese, qualquer projeto.

As agências laterais são instituições financeiras não-bancárias, que financiam projetos de desenvolvimento para setores (ex: bioenergia/biocombustíveis/Greenfield, Infraestrutura, etc)e/ou áreas geográficas específicas (EX: Brasil). Podemos citar: OPIC (Overseas Private Investment Corporation – dos USA), CAF (Corporação Andina de Fomento), AFD (Agence Française de Dévelppement), dentre outras entidades.

As entidades multilaterais, por sua vez, são organismos constituídos por vários países que financiam empresas, bancos e nações. Os exemplos mais conhecidos: O IFC (International Finance Corporation), Banco Mundial, o BIRD (Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento), o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o FMI (Fundo Monetário Internacional)

Os projetos submetidos às essas agências podem ser privados ou frutos de parcerias com o setor público; os valores financiáveis podem alcançar o importe de até US$ 400 milhões; os prazos podem chegar a 20 anos, contados a partir de períodos de carência estudados para cada caso; e os juros…próximos aos dos títulos do Tesouro Americano; as garantias baseadas em fluxo de caixa, plantas e equipamentos, ações e outros.

Entre a solicitação de financiamento e sua concessão demanda-se, em média, 4 a 6 meses, e é sempre antecedida da apresentação de um bom plano de negócio, de estudos de mercado, de excelente experiência no setor em que o recurso será usado, de balanços auditados, de estudos de impacto que o investimento irá realizar, etc.

Recomenda-se, ainda, aos empreendedores/investidores, que desejam acessar os recursos disponibilizados pela DFIs , a contratação de “Management Team” credenciada e com bom histórico de sucesso junto as mesmas.

Para maiores detalhes e informações sobre as linhas de financiamento e da contratação de “Management Team”, contate através 16 81548278 ou e-mail: [email protected].

Banner Revistas Mobile