Mercado

Guarani compra 50% da Vertente por R$ 105 milhões

A Açúcar Guarani anunciou um acordo com o grupo Humus para a compra de 50% da Usina Vertente, localizada em Guaraci, pelo montante de R$ 105 milhões. A negociação manterá os dois grupos em uma gestão conjunta da unidade, que tem capacidade para processar aproximadamente 1,7 milhão de tonelada de cana por safra.

“Teremos uma gestão compartilhada na qual as operações serão sempre trabalhadas com dois diretores, um nomeado pela Humus e outro pela Guarani”, disse o diretor-executivo do grupo Humus, Hugo Cagno.

Segundo ele, as negociações para venda de parte da Vertente para a Açúcar Guarani foram iniciadas em dezembro, logo depois que o Humus manifestou preferência de compra da parcela da! usina que pertencia ao grupo Moema, que no final de 2009 passou a ser controlado pela multinacional Bunge.

O Humus, que já possuía 50% da Usina Vertente, tinha preferência na outra metade que pertencia à Moema. “Desde o início, ficar com a Usina Vertente era uma posição firme do grupo Humus. Então, nesse meio tempo, nós procuramos o que seria o melhor caminho para nós”, disse Cagno.

Para a Açúcar Guarani, que já tem outras cinco usinas no Estado -Pitangueiras, Colina, Severínia, Olímpia e Tanabi-, a participação na Vertente amplia a capacidade produtiva numa região onde o grupo já tem investimentos. Segundo o diretor-presidente da Guarani, Jacyr Costa, o grupo tem 400 mil toneladas de cana-de-açúcar plantadas em Guaraci.

Esse volume, que antes era processado em outras unidades, passará a ser moído na Vertente. “Já temos um potencial de sinergia muito grande para ser aproveitado”, afirmou. Costa disse ainda que um cronograma de investimentos deve ser definido para ampliar a capacidade da usina. “Estamos visando muito o crescimento da Vertente. É um objetivo da Guarani e da Humus que a usina se estabilize num patamar ótimo de escala.”

Para a safra 2010/11, a Vertente deverá produzir 117 mil toneladas de açúcar e 72 milhões de litros de álcool. Após a expansão, a produção de açúcar poderá chegar a 165 mil toneladas e, a de álcool, a 92 milhões de litros. O cronograma de expansão da usina ainda não foi definido.

Banner Revistas Mobile