Mercado

Grupo Tércio Wanderley investirá em energia

As usinas Campo Florido, Iturama, Limeira do Oeste e Carneirinho, em Minas Gerais, e Coruripe, em Alagoas, todas do Grupo Tércio Wanderley, terão a capacidade de cogeração de energia ampliada dos atuais 180 MW para 300 MW. A sobra excessiva de bagaço de cana nas unidades e as facilidades de financiamento para este tipo de projeto são as principais motivações do grupo.

Os projetos estão sendo elaborados pela Coruripe Energética, com tempo médio de implantação de 18 meses, a partir de 2009. De acordo com o diretor gerente da Usina Coruripe, Maurício Wanderley, o investimento de curto prazo para esse tipo de ampliação será de R$ 50 milhões a R$ 60 milhões, por unidade. “As linhas de financiamento estão convidativas para esse investimento”, disse.

As usinas do grupo produzem atualmente 180 MW, dos quais 70 MW são consumidos nas próprias indústrias e 110 MW são vendidos às concessionárias de energia. “Com o sistema de colheita da cana crua, as impurezas vegetais serão separadas trituradas e colocadas em condições de queima e ebulição para aumentar em mais 15% o total da biomassa”, conta Maurício.

Atualmente, as cinco unidades processam 13 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Toda a produção de açúcar (VHP) é exportada a partir de portos em Alagoas e São Paulo. O escoamento para o porto de Santos ocorre via terminal ferroviário de Fernandópolis, SP. Já o etanol hidratado e anidro são vendidos no mercado interno.

O bom desempenho agrícola é uma das justificativas para o grande volume de biomassa nas usinas. A área de plantio no Nordeste, por exemplo, é 100% irrigada, o que garante uma produtividade de 78 a 82 toneladas de cana por hectare. Na região Centro-Sul, esse índice fica entre 85 e 92 toneladas por hectare.

Banner Revistas Mobile