Mercado

Grupo fitotécnico discute agricultura de precisão

O Grupo Fitotécnico da Cana-de-Açúcar, realizou no dia 5 de abril, sua segunda reunião do ano, no Centro de Cana IAC em Ribeirão Preto (SP). A agricultura de Precisão em Cana-de-Açúcar foi o tema principal do encontro que contou com palestras de Leonardo A. Angeli Menegatti, engenheiro agrônomo da Apagri – Consultoria Agronômica e André Branquinho, gerente agrícola, da Virgolino de Oliveira – Unidade Itapira.

Leonardo Angeli deu início aos trabalhos, apresentando os conceitos gerais da Agricultura de Precisão, referindo-se aos diversos tipos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e sua aplicação como ferramenta básica em AP. Falou também sobre os softwares SIG (Sistema de Informação Geográfica) e como podem ser utilizados para discretizar as áreas de cultivo ou talhões permitindo racionalizar a tomada de amostras. “Quanto maior o número de frações da área (pixels), mais precisas se tornam as amostragens”.

Uma referência é que cada fração possua 20 metros de largura. De acordo com ele, essas amostras podem ser tomadas de diversas variáveis, tais como: tipo de solo, pH, teores de adubação, dosagem de herbicidas, entre outras e obtidas por coleta ou por sensoreamento, dependendo do tipo de variável e dos equipamentos disponíveis. “Uma vez concluído o processo de amostragem, o software pode ser descarregado em um controlador de bordo, que modulará a aplicação de corretivos, defensivos, de acordo com as recomendações técnicas e no local definido para cada segmento da área em questão”, lembra.

Leonardo Menegatti finalizou a presentação mostrando diversos resultados dessas técnicas empregadas na usina Jalles Machado, de Goianésia (GO), que resultaram em uma economia de insumos da ordem de 30%, em média.

André Branquinho apresentou um trabalho sobre a implantação de um sistema de piloto automático na lavoura de cana-de-açúcar feito na usina Virgolino de Oliveira de Itapira (SP), com considerações a respeito do maquinário adotado, as necessidades de precisão exigidas pelo trabalho e pontos a serem considerados na implantação do sistema.

Daniel Medeiros, da Basf, apresentou os resultados da aplicação do produto Plateau no controle de diversos tipos de ervas daninhas que comumente ocorrem nos canaviais.

Banner Revistas Mobile