Mercado

Grupo Fitotécnico de Cana discute redução de produtividade

O Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar realizou sua 4ª reunião de 2011 nas dependências do Centro de Convenções da Cana em Ribeirão Preto (SP). Com a presença de mais de uma centena de técnicos, Marcos Landell, diretor do Centro de Cana, abriu o evento apontando a sensível redução da produtividade da safra 2011/2012 em relação as anteriores. Fatores como chuva e umidade elevadas no mês de fevereiro, contribuíram para o florescimento da cana, causando “isoporização” e consequente queda na qualidade. “Em algumas regiões, a ocorrência de geadas, também deverá impactar negativamente no desenvolvimento dos canaviais atingidos”, frisa.

Luiz Carlos Corrêa, diretor da Canaplan, traçou em seguida um perfil das condições enfrentadas pelo setor sucroenergético após a crise econômica mundial de 2008, as condições climáticas adversas subsequentes que influíram negativamente na produtividade, a elevação de custos, e ausência de novos projetos, fazendo com que a produção de açúcar e etanol não satisfaça a demanda projetada, prevendo perspectivas mais favoráveis somente em 2015.

Da mesma maneira, Álvaro Sanguino, agrônomo, abordou a influência das variações climáticas no aumento ou surgimento de doenças potencialmente prejudiciais à produtividade dos canaviais, principalmente as de origem fúngicas, que na corrente safra encontraram condições climáticas favoráveis à sua disseminação.

Denizart Bolonhezzi, pesquisador do IAC/APTA, finalizou o evento com um resumo das possibilidades de rotação de outras culturas com a cana-de-açúcar, como milho, amendoim, soja e girassol, que agregam valor à cultura, além de benefícios fitossanitários.

Banner Revistas Mobile