Usinas

Grupo EQM vê com otimismo safra 2023/24

A expectativa de moagem nas Usinas Cucaú e Utinga é de 2,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar

Grupo EQM vê com otimismo safra 2023/24

As centenárias usinas do Grupo EQM, que engloba as Usinas Utinga, em Rio Largo – AL, e Cucaú, em Rio Formoso – PE, que em fevereiro deste ano completou 132 anos, devem processar na safra 2023/24, 2,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Os números indicam um crescimento em relação ao ciclo 2022/23, quando as usinas moeram 1.438 (Cucaú) e 1.063 (Utinga).

Aos 132 anos, a Usina Cucaú figura como uma referência no setor sucroenergético do Nordeste. Localizada no município de Rio Formoso, é uma das maiores produtoras de açúcar e etanol de Pernambuco e tem contribuído fortemente com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região da Zona da Mata Sul do Estado.

LEIA MAIS > Carta ao leitor: Celebrando 35 anos de compromisso com o setor

Usina Cucaú

Em março deste ano, em premiação promovida pelo Grupo Drul, a Cucaú ganhou destaque na categoria “Fermentação Isenta de ácido sulfúrico”. Processando cerca de 1,4 milhão de toneladas de cana, a usina possui uma fermentação em batelada, que há mais de 3 anos opera isenta de ácido sulfúrico, um feito que mereceu o reconhecimento.

Outra prova da referência e importância da companhia são os números de produção diária que ela vem obtendo. A capacidade de processamento diário da usina está sendo de 11 mil toneladas de moagem de cana, 20 mil sacos de açúcar de 50 quilos, 500 mil litros de etanol hidratado e 250 mil litros de etanol anidro.

LEIA MAIS > Drul: provando que experiência, juventude e pioneirismo podem caminhar juntos

Eduardo de Queiroz Monteiro

Segundo Monteiro, a perspectiva de crescimento também se estende a Usina Estivas, localizada no Rio Grande do Norte, e que também é administrada pelo grupo. A expectativa é que a moagem da Estivas seja em torno de 1,95 milhões de toneladas.

Safra na Região Norte e Nordeste

A temporada 2022/23 nas regiões Norte e Nordeste caminha para o encerramento. Segundo dados colhidos pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio),  até o final da primeira quinzena de março, 96% já tinha sido realizada e os números apontavam o processamento de 55,97 milhões de toneladas de cana, volume 5,5% superior às 53,05 milhões de toneladas esmagadas em igual período do ciclo 2021/22.

Banner Revistas Mobile