Usinas

Grupo EQM valoriza práticas ambientais contemporâneas 

Usinas do Grupo EQM, vencedor do MasterCana Brasil na categoria preservação ambiental, devem moer, nesta safra, 2,55 milhões de toneladas de cana

Josias Messias, CEO da ProCana, Carlos Sanches e Luiz Paulo Heimpel da, Netafim entregaram o troféu a Eduardo Queiroz e Sônia Roda
Josias Messias, CEO da ProCana, Carlos Sanches e Luiz Paulo Heimpel da, Netafim entregaram o troféu a Eduardo Queiroz e Sônia Roda

A aplicação de práticas ambientais contemporâneas é essencial para que as empresas possam inserir seus produtos no mercado. Essa é a avaliação de Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, que, no último dia 24 de outubro, conquistou o troféu MasterCana Brasil 2022, na categoria “Preservação ambiental”, na vertente Performance.

“O empresário está começando a ter consciência de que é absolutamente inclusivo, sustentável e importante para certificar suas produções. Se não tiver uma visão mais generosa em relação ao que significa a natureza, que use o seu pragmatismo para entender que seus produtos só terão sustentabilidade, só chegarão aos grandes do mercado, sobretudo os mais exigentes, se ele tiver práticas ambientais contemporâneas,” disse Monteiro.

LEIA MAIS >Premiação MasterCana Brasil valoriza setor 100% ESG

Entre as ações ambientais promovidas pelo grupo está o trabalho de reintegração de animais, alguns deles ameaçados de extinção, a seus hábitats naturais.

“Nós temos 11 mil hectares de floresta, a RPPN do Cendro, Alagoas, de mil hectares e a RPPN do Jaguarão, em Pernambuco, que estamos perto de certificar – eu espero que em 2023. Tenho muito orgulho de dizer que, nessas matas, reintroduzimos animais em extinção. O mutum alagoano voltou para as terras de Alagoas depois de ter sido considerado extinto, assim como os papagaios chauás“, disse.

Queiroz: ressaltou a importância da sustentabilidade

De acordo com Sônia Roda, gestora ambiental da companhia, o grupo abriga, em suas dependências, a ONG ambientalista Instituto de Preservação da Mata Atlântica, que, em conjunto com professores das mais renomadas universidades, trouxe o mutum.

“Até dezembro devemos estar com, pelo menos, 10 casais de jovens mutuns que vão ser reintroduzidas. A gente trouxe antes animais adultos, que já têm suas particularidades. Os jovens vão aprendendo na mata. Então, assim, acho que o sucesso vai ser maior”, explicou.

LEIA MAIS > Brasil mostrará na COP27 por que é o país das energias verdes

Eduardo Queiroz destacou a atuação da gestora Sônia à frente dos projetos ambientais, dialogando não apenas com os colaboradores, mas também com a comunidade e os demais segmentos. Ele falou também da importância do Brasil no cenário mundial, dada a sua diversidade de biomas.

Rosa, Eduardo e sua esposa Cláudia

“O Brasil é a maior potência ambiental no mundo. Temos a maior floresta tropical do mundo, que é a Amazônia; temos a maior savana do mundo, que é o cerrado, e por aí vai: mata Atlântica, caatinga, semiárido, entre outros. Por isso, não temos que ter um discurso envergonhado no cenário internacional”, disse.

LEIA MAIS >Tereza Cristina toma posse na Academia Nacional de Agricultura

O presidente do Grupo EQM disse que a premiação do troféu MasterCana Brasil mostra o reconhecimento e empenho do setor sucroenergético em implantar cada vez mais práticas que beneficiem o meio ambiente.

O grupo engloba as Usinas Cucaú, em Rio Formoso-PE, e a Utinga, em Rio Largo-AL. Para a safra 2022/23, o grupo projeta uma moagem de 2,55 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Banner Revistas Mobile