Mercado

Grupo Cosan compra a refinaria Usati

Maior companhia sucroalcooleira do país e segunda maior do mundo, o Grupo Cosan, com 12 usinas de açúcar e álcool, anunciou a compra da refinaria Usati, no município de Ilhota, em Santa Catarina. A refinaria pertencia à Refinadora Catarinense, do grupo Portobello, e à suíça GIE Holding, que controla uma trading de açúcar e uma seguradora.

Segundo Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do grupo, a compra é estratégica para os negócios da companhia no mercado internacional. Com a aquisição, a Usati passa a ser Nova Usati, empresa com capacidade de produção para 24 mil toneladas de açúcar mensais.

A nova compra da Cosan, a sexta aquisição desde 2001, faz parte do processo de expansão da maior companhia do país. Com faturamento da ordem de US$ 800 milhões, os cálculos de mercado são de que o grupo tenha investido em torno de US$ 200 milhões nas últimas aquisições – a principal delas, a Usina da Barra, de Barra Bonita (SP). Neste período, o grupo adquiriu a Univalem, Santo Antonio, Sinhá Junqueira, Gasa, fechando importantes parcerias com a Union Sucreries et Distilleries de l´Aisne (Union SDA), em três usinas em São Paulo.

Com a nova aquisição, o grupo vai se beneficiar da localização da Usati, próxima ao porto de Itajaí (SC), o que dará mobilidade para a empresa exportar mais de 70% da produção da nova refinaria. O perfil de produção – açúcar refinado – dará a Cosan uma importante participação no mercado de açúcar refinado no exterior.

Todo o açúcar refinado pela Usati virá das 12 usinas paulistas do grupo por caminhão até o Sul do país.

Banner Revistas Mobile