Mercado

Governo simplifica crédito rural para diminuir burocracia

“Decidimos simplificar o intestino do crédito rural para reduzir a burocracia. Fizemos isso com os EGFs (Empréstimos do Governo Federal) ao exigir penhor da mercadoria financiada sem possibilidade de substituição de garantias, além de eliminar os entraves burocráticos”, afirmou ontem o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin.

A declaração foi dada durante uma sessão para esclarecer dúvidas de produtores sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2004/2005, lançada na última sexta-feira pelo ministro Roberto Rodrigues, no Palácio do Planalto.

Durante uma hora, Wedekin esclareceu dúvidas dos produtores sobre o novo plano para a agropecuária brasileira.

O secretário lembrou ainda as travas colocadas pelo novo plano para reduzir o acesso das agroindústrias ao crédito rural. “Cancelamos a autorização aos bancos para o financiamento, com recursos do crédito rural, de CPRs (Cédulas do Produto Rural) pelas indústrias interessadas em comprar o produtos de forma antecipada”, disse.

As operações com Notas Promissórias Rurais (NPRs) e Duplicatas Rurais (DRs), que permitem ao setor de processamento financiar a compra dos produtores com recursos de crédito rural, ficaram limitadas a R$ 10 milhões, com prazo de pagamento de até 120 dias.

Banner Revistas Mobile