Mercado

Governo quer sugestões para desenvolvimento da indústria nacional

O governo iniciou ontem uma maratona de testes para começar a fechar medidas de estímulo ao desenvolvimento da indústria nacional. Até 31 de março do próximo ano, o governo pretende receber do setor privado sugestões e projetos que ajudem a aumentar a inserção e a inovação das empresas brasileiras nos mercados nacional e internacional. Grupos de trabalho, formados por representantes do próprio governo, irão levantar dados para que o setor público defina o tipo de estímulo ideal para cada projeto, como, por exemplo, crédito, isenção de impostos, mecanismos de imposto de importação e outras medidas de atração de investimentos.

No próximo dia 10 de dezembro, as diretrizes do governo para a indústria serão apresentadas na plenária do Conselho de Desenvolvimento, Econômico e Social (CDES). “Temos grandes oportunidades que foram identificadas e nós vamos testar o trabalho que foi feito, ouvindo as sugestões do setor privado e da sociedade, estabelecendo metas de crescimento e de alocação de recursos”, disse o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

Segundo o ministro, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), cujo orçamento passará de R$ 34 bilhões este ano para R$ 47 bilhões em 2004, será um dos principais agentes financiadores das novas políticas. “Não quer dizer que vai haver um pacote de uma vez só. Nós vamos, ao longo do tempo, anunciar medidas que sejam convergentes com as diretrizes de política econômica que foram apresentadas hoje”, disse o ministro. (Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile