Mercado

Governo investe R$ 600 mil em programa da cana do Estado

O Programa da Cana-de-Açúcar, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vai receber R$ 600 mil do governo federal para aplicar no melhoramento genético da cultura na região. O convênio que viabiliza a liberação dos recursos foi assinado nesta segunda-feira (06) entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o reitor da UFRPE, professor Valmar Correa de Andrade, no auditório da reitoria.

O ministro Eduardo Campos explicou que o setor sucroalcooleiro sofreu impactos negativos no Nordeste, com a extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), e ficou sem pesquisas por 14 anos. Campos informou que, para retomar as atividades científicas, a estação experimental de cana-de-açúcar de Carpina, no sertão de Pernambuco, mantida pela universidade, vai ser transformada em centro de pesquisa, em conjunto com uma rede formada por mais sete universidades do país.

Segundo o ministro, o objetivo é ampliar o poder de competitividade do setor canavieiro na região, com perspectiva de exportação e geração de emprego e renda.

Eduardo Campos disse também que, com a corrida acelerada no mundo pelo biocombustível, a atividade canavieira nordestina passará a viver um novo ciclo, que precisa de investimentos em pesquisa e tecnologia, para ressurgir de forma sustentável.

O ministro abriu na Universidade Rural um seminário que vai reunir, durante dois dias, produtores, empresários e pesquisadores, para discutir diretrizes de uma política de pesquisa e desenvolvimento para o setor da cana, que aproxime o segmento produtivo da área acadêmica.

Segundo o coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana da UFRPE, professor Djalma Simões, o objetivo do seminário é apresentar aos participantes as novas variedades de cultivares de cana, mais resistentes às pragas, condições de solo e clima do Nordeste e com maior teor de sacarose por tonelada, que serão liberadas para plantio comercial a partir de janeiro do próximo ano.

Banner Revistas Mobile