Mercado

Governo do Paraná pode interditar lavouras com soja transgênica

O vice-governador Paraná e também secretário estadual da Agricultura, Orlando Pessuti, está advertindo que o governo estadual poderá interditar as lavoras de soja transgênica plantadas com autorização do governo federal. Segundo ele, “os produtores vão ter que provar que no ano passado plantaram soja transgênica nessa área, porque pela nossa avaliação essas plantações não existiam”.

Pessuti explica que “se agora estão tentando plantar transgênico, não estão utilizando sementes que eles próprios utilizaram, mas sementes que trouxeram, eventualmente, do Rio Grande do Sul”. Ele advertiu que as propriedades rurais serão investigadas e a lavoura colhida ficará interditada.

Na terça-feira, o Ministério da Agricultura informou que não vai repassar ao governo estadual a lista de agricultores que pretendem plantar a soja transgênica. Segundo o Ministério, o cadastro é feito sob sigilo. Um dia antes, o ministro interino da Agricultura, José Amauri Dimarzio, havia considerado difícil tornar o Paraná área livre de transgênicos, já que 225 produtores tinham solicitado o Termo de Ajustamento de Conduta para poderem plantar a soja geneticamente modificada.

O Ministro interino havia solicitado a colaboração do governador do Paraná, Roberto Requião, que contestou as declarações segundo as quais poderia haver conflito de legislações, e explicou que as autorizações para o plantio de transgênicos seriam ilegais diante da disposição da própria Medida Provisória do governo federal. “Os agricultores que querem transgênicos foram instigados pela multinacional e o ministro se comporta como vendedor da Monsanto”, disse Requião, em referência à multinacional que produz as sementes da soja transgênica. (Fonte: Agência Estadual de Notícias)

Banner Revistas Mobile