Mercado

Governo age e libera aumentos no preço e na mistura

img5417

O ano de 2013 começou de maneira agitada para o mercado de combustíveis. Em 29 de janeiro, o Governo Federal autorizou o reajuste nos preços da gasolina e do diesel – 6,6% e 5,4%, respectivamente; no dia seguinte foi a vez dos parlamentares autorizarem o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, passando dos atuais 20% para 25% a partir de 1º de maio.

As medidas sem complementam, já que a segunda tem como objetivo diminuir o provável impacto do reajuste do combustível fóssil aos consumidores.

A ideia era que o aumento ficasse restrito às refinarias. Contudo, o que se viu nas bombas foi o inverso. Assim que a liberação foi concedida, o consumidor pode sentir no bolso. Em um posto localizado na cidade de Curitiba, o aumento chegou a 6%. Já em Brasília, a gasolina passou de R$ 2,85 para R$ 3,04.

Já a volta dos 25% era um pedido recorrente dos representantes do setor sucroenergético. André Rocha, presidente do Sifaeg – Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás, compara o Brasil com outros países. “Em outras federações, os biocumbustíveis são valorizados e o governo desonera o setor que o produz, fazendo com que o consumidor seja beneficiado. No Brasil, para que possamos desfrutar do etanol, precisamos onerar a gasolina, prejudicando de todas as maneiras o consumidor”, disse.

A matéria completa você acompanha na edição 230 do JornalCana.

Banner Revistas Mobile