Mercado

Governador da Flórida defende o álcool combustível

O governador da Flórida, Charlie Crist, fez um discurso inflamado ontem a favor do álcool como combustível e que vê o Brasil como um parceiro da Flórida neste campo.

Crist participou ontem de uma reunião com empresários brasileiros. Crist chegou com uma comissão de empresários americanos para discutir o comércio entre o Brasil e a Flórida, mercado que movimenta US$ 11 bilhões pro ano.

A Flórida estuda a mistura de 10% do álcool na gasolina. O Estado consome cerca de 350 milhões de galões de álcool por ano e compra o produto do Meio-Oeste dos EUA.

Segundo Michael Sole, secretário de Meio Ambiente da Flórida, o governador Crist estuda exigir a mistura de 10% de álcool na gasolina. Para que isso ocorra, a decisão tem de ser aprovada pelo Estado. “Estudamos fazer essa recomendação.” Porém, essa medida será estudada somente a partir outubro de 2008 e depende de muitos fatores. Entre eles, a avaliação do impacto ambiental da produção de etanol no Estado.

A Flórida tem uma frota de cerca de 500 mil veículos flexfuel, de um total de 16 milhões de automóveis — todos movidos à gasolina. O consumo de álcool no Estado é de 350 milhões de galões (1,3 bilhão de litros). Marcos Jank, presidente da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar, lembra que o Estado sozinho consome 8,6 bilhões de galões de gasolina (32,5 bilhões de litros) por ano. “O Brasil consome 25 bilhões de litros de gasolina/ano.”

Segundo Crist, o governo da Flórida é um forte lobista para tentar reduzir a tarifa americana, uma vez que tem vários representantes no Congresso dos EUA. O comércio entre Brasil e Flórida rende em torno de US$ 11 bilhões/ano. Hoje, Crist vai visitar a usina Da Barra, do grupo Cosan.

Banner Revistas Mobile