Mercado

Goiás: destilaria Serra do Caiapó será inaugurada em junho

A Destilaria Serra do Caiapó será inaugurada no dia 5 de junho, em Montividiu, na região de Rio Verde, GO. A usina prevê a moagem de 500 mil toneladas de cana para produção de 42 milhões de litros de álcool.

A área de 3,56 mil hectares começou a ser plantada em julho de 2006. Na safra 2008/09, a usina produzirá apenas o álcool hidratado. Já o combustível anidro passará a ser produzido a partir de 2009. Já fabricação de açúcar não foi confirmada, porém, se ocorrer, será a partir de 2010.

O município também vai abrigar uma unidade da Cosan Centro-Oeste S/A. Açúcar e Álcool, que deverá começar a produzir a partir de 2009. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) atribui a expansão da cana no Estado às condições adequadas de clima, grande área para o plantio, além da redução de impostos para atrair indústrias.

A Faeg afirma que a cana foi a cultura que mais cresceu em Goiás no ano passado. A alta em relação a 2006 foi de 60,7%. Outro aspecto que tem motivado a instalação de usinas de álcool no Estado é a possibilidade de escoamento da produção através de um alcoduto que ligará Anápolis, GO, a Paulínia, SP.

Banner Revistas Mobile