Mercado

Gerhai promove palestra sobre liderança em Ribeirão Preto

O Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria) promoveu, dia 26 de junho, em Ribeirão Preto, SP, uma palestra sobre liderança sob a orientação do consultor da G&G Recursos Humanos, Antonio Tabajara Truzzi Tupy. A apresentação fez parte da programação da 144ª reunião do grupo, que acontece mensalmente.

O consultor falou sobre liderança e os novos desafios em tempos de turbulência. Segundo ele, liderança é um processo utilizado por pessoas para extrair o máximo de si mesmas e de outras pessoas. “Não é um privilégio de um pequeno grupo de homens e mulheres predestinados. Quando o líder que há em cada um de nós é liberado, coisas extraordinárias acontecem”, disse.

Segundo Tupy, a liderança é responsável por 30% a 40% da diferença no desempenho de uma equipe. Ele afirma que 70% de todas as iniciativas de mudanças mal sucedidas nas organizações ocorrem devido a inabilidade da liderança. “Por causa do meu chefe”: a frase, segundo o consultor, ilustra a principal razão que motiva um empregado deixar a empresa, em 30% dos casos.

Na opinião de Tupy, um líder também pode ter baixa credibilidade, caso produza somente se estiver sendo monitorado, seja motivado primariamente pelo dinheiro e diga coisas boas sobre a empresa em público, mas critica “nos corredores”. “O verdadeiro líder deve promover lealdade à empresa, encorajar o comportamento ético, promover atitudes de trabalhar eficazmente e com prazer, além de reduzir o stress e a tensão do trabalho e cultivar o orgulho de pertencer à empresa”, disse.

Banner Revistas Mobile