Mercado

Geoprocessamento melhora produção de cana

O CTCSat, um produto para monitoramento de áreas de produção de cana-de-açúcar acaba de ser lançado pelo CTC. O objetivo do CTCSat é o mapeamento e monitoramento das áreas de produção de cana-de-açúcar, usando imagens de satélites, para subsidiar a identificação de problemas e de suas causas, e a tomada de decisões gerenciais para solução desses problemas. Para tanto, realiza-se a integração de dados em ambientes de Sistema de Informações Geográficas. Nas três ultimas safras o CTCSat já atendeu 100 unidades de produção de açúcar e/ou álcool.

Wander José Pallone Filho, pesquisador do CTC, explica que com essas informações em mãos as unidades produtoras têm como benefícios: diagnóstico precoce de ocorrências, maior controle da área – planejamento, racionalização da aplicação de agroquímicos, redução de custos e impactos ambientais, lavoura mais uniforme – produtividade, antecipação e confirmação da tomada de decisões para reforma.

O CTCSat inclui imagens de satélite, mapas, tabelas, processamento e integração dos dados, para a elaboração de mapas das áreas de produção de cana. Pallone explica que para tratar das especificidades da cultura de cana-de-açúcar, foi preciso criar padrões para representação dos dados. “Criamos mapas com características específicas, temas, camadas, simbologias, legenda, layout e etc”.

Segundo o CTC, em uma primeira etapa com suporte nos mapas do CTCSat, as equipes das unidades produtoras realizam levantamentos de campo para identificar as causas dos problemas mapeados. De posse desses dados/informações são adotadas ações para solução dos problemas identificados.

Já em segunda etapa, o CTCSat é utilizado para monitorar o resultado das ações adotadas. O CTCSat é disponibilizado no formato SIG e de Caderno de Mapas Digitais.

Banner Revistas Mobile