Mercado

Gasolina já supera o etanol

O preço da gasolina já está mais vantajoso do que o do etanol em um número maior de estados brasileiros. Em estados onde o consumo de combustível é elevado, como São Paulo e Paraná, o etanol se mantém competitivo. Os preços desse combustível continuam subindo em plena safra do Centro-Sul, devido à demanda mais aquecida tanto no mercado interno como no externo.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e elaborados pelo AE-Taxas, da Agência Estado, na semana terminada em 19 de julho a média do valor do etanol cobrado na bomba era mais barato do que a gasolina em 13 estados (contra 14 da semana anterior). Nos demais estados, a vantagem é da gasolina. O etanol teve alta de preço em 15 estados no período analisado e queda em 12. O etanol é mais competitivo, principalmente, em Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Espírito Santo. No Amapá, Roraima e Pará, a gasolina leva boa vantagem.

Do lixo – Uma empresa britânica anunciou ter tecnologia para produzir etanol a partir de lixo biodegradável em escala industrial dentro de dois anos. A Ineos Bio, do setor químico, diz que será possível usar lixo biodegradável municipal, lixo orgânico comercial e resíduos de agricultura, entre outros, para a produção do combustível. A tecnologia já foi testada em um projeto piloto nos Estados Unidos.

“Planejamos produzir quantidades comerciais de combustível de bioetanol de lixo para ser usado em carros dentro de dois anos”, afirmou Peter Williams, diretor executivo da Ineos Bio. Uma tonelada de lixo seco pode se transformar em cerca de 400 litros de etanol, diz a empresa.

Banner Revistas Mobile