Mercado

Gás natural veicular terá novo preço este ano

Diretoria Executiva da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) aprovou a tarifa que a Agência Goiana de Gás Canalizado (Goiasgás) está autorizada a cobrar para a revenda de Gás Natural Veicular (GNV) durante o ano de 2007. A nova tarifa vigora desde o dia 1º de janeiro e vai valer até 31 de dezembro de 2007. O novo preço será estabelecido em R$ 1,2376 o metro cúbico de GNV.

O valor anterior era de R$ 1,2673 pelo metro cúbico comercializado entre a Goiasgás e o Auto Posto Santa Luzia. Na prática, como também foi mantida a autorização de desconto de até 5% que já tinha sido autorizada pela AGR, o preço para o posto tende a permanecer inalterado. O preço para o consumidor final não é definido pela AGR, e sim pela Agência Nacional de Petróleo.

A definição da tarifa pela AGR, lembra o Diretor de Energia e Desestatização da agência reguladora, Osmar Moura, obedece ao que está prescrito no Contrato de Concessão. A revisão visa garantir a remuneração do capital investido e promover os investimentos necessários. O GNV começou a ser comercializado em Goiânia no início de dezembro num modal virtual pioneiro no Brasil.

Como prevê a concessão, o montante aprovado se baseou em uma proposta de metodologia de cálculo tarifário apresentada pela Goiásgás e analisada pela Gerência de Gás da AGR. Na seqüência, foi aprovada pela Diretoria de Energia e Desestatização da AGR e, posteriormente, teve o parecer de aprovação endossado pela Diretoria Executiva que, devido aos prazos legais, autorizou a tarifa ad referendum do Conselho de Gestão da AGR, que estava em recesso no final de dezembro.

Banner Revistas Mobile