Usinas

Fundação Raízen e BNDES abrem inscrições para o Programa Ativa Educação

As inscrições vão até o dia 10 de outubro e podem ser feitas por Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Ensino pelo site

Fundação Raízen e BNDES abrem inscrições para o Programa Ativa Educação

A Fundação Raízen, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), abre hoje (22) as inscrições para o Ativa Educação, iniciativa que tem como objetivo capacitar profissionais de escolas públicas em 90 municípios do país.

O programa formará professores do 6° ao 9° ano e gestores escolares em educação socioemocional, com o objetivo de aprimorar as suas práticas pedagógicas, em linha com os critérios requeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As inscrições vão até o dia 10 de outubro e podem ser feitas por Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Ensino pelo site.

O Programa prevê, de 2024 a 2027, o atendimento direto a 405 escolas e a replicação dos conhecimentos desenvolvidos em outras 630, na totalidade dos municípios participantes. A metodologia do Ativa Educação propõe uma atuação em diferentes frentes.

LEIA MAIS > Safra do Centro-Sul deve ser maior do que o previsto

Inicialmente, está prevista a realização de diagnósticos da gestão escolar e do potencial de mobilização comunitária das escolas, que mapearão boas práticas e desafios considerando o contexto do território. As formações em educação socioemocional, que ocorrerão em modelo híbrido, visam aprimorar a atuação da gestão escolar, bem como contribuir para que professores apliquem novas práticas pedagógicas em sala.

Sob a liderança de um professor em cada instituição e com o apoio de educadores especialistas do Programa, serão realizadas ações de mobilização comunitária, com foco no melhor acolhimento dos estudantes. As escolas deverão contar com a participação de ex-alunos, familiares e demais atores-chave como forma de inspiração, compartilhamento de conhecimentos e promoção de engajamento.

LEIA MAIS >“Cogeração é solução eficaz para diversificação da matriz energética”

O programa prevê, ainda, que as instituições que receberem as formações conduzam a replicação da metodologia para outros ambientes de ensino dos territórios contemplados, contribuindo para a manutenção de um legado nos municípios. Todo o processo será realizado em parceria com organizações especialistas em educação socioemocional e mobilização comunitária. Uma avaliação externa do Ativa Educação também está prevista, com o propósito de analisar a compreensão e o atingimento dos resultados esperados.

“O objetivo do Ativa Educação é tornar a jornada formativa dos estudantes mais atrativa para que finalizem seus estudos. O jovem que não conclui a educação básica permanece submetido a uma situação de maior vulnerabilidade socioeconômica ao longo de sua vida e as questões socioemocionais influenciam na tomada de decisão deste estudante em permanecer ou não na escola. Portanto, para formá-lo com qualidade, é necessário preparar seus formadores”, afirma Fernanda Ferraz, gerente de Performance Social na Raízen e diretora executiva da Fundação Raízen.

LEIA MAIS > Megaevento internacional no Rio debaterá o agronegócio e meio ambiente

Totalizando R$16,2 milhões em investimentos, o projeto receberá apoio financeiro não reembolsável do BNDES de R$8,1 milhões, com recursos do Fundo Socioambiental, valor correspondente a 50% do custo total. Os 50% restantes serão aportados pela própria Fundação Raízen. O Fundo Socioambiental tem como foco a inclusão social, priorizando projetos que objetivem proporcionar significativos benefícios sobre as condições de vida das populações de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

“Para o BNDES, a redução das desigualdades passa pela melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Além disso, o Banco vem incentivando seus clientes a expandirem suas ações para além das suas áreas de influência. O Edital do Ativa Educação se insere justamente nesse contexto, permitindo que municípios localizados em todos os estados do Brasil, desde que atendidos os requisitos, possam participar da seleção, buscando atingir assim as populações que mais precisam”, comenta Celina Tura, chefe do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação, da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES.

Banner Revistas Mobile