Mercado

Frente fria não acabou com a seca

A chegada de uma frente fria ao Sudeste manteve o tempo nublado em todo o Estado, entre segunda e terça-feira, e provocou chuvas em algumas localidades. Os maiores volumes foram registrados em Sorocaba, com 61 milímetros; Iguape, com 33, e Taquarivaí, com 29. Em Jundiaí e Campinas, a chuva foi mais intensa e causou prejuízo na produção de morango, couve-flor, alface e rúcula.

No início da semana a temperatura máxima passou de 30 graus em todo o Estado, mas a frente fria baixou a temperatura mínima para 10 graus em Jaboticabal, Jaú e São Carlos.

Apesar das chuvas, as reservas de água no solo permaneceram baixas na maior parte do Estado porque as chuvas, localizadas, foram insuficientes para elevar a umidade até níveis adequados às culturas e pastagens. Apenas na região de Sorocaba e no Vale do Ribeira a situação é mais favorável.

A seca, contudo, continua favorecendo a colheita. Em Votuporanga e Barretos, algumas lavouras de sorgo entraram em fase de maturação e a colheita já começou. Em Florínea, Rosana, Itapeva e Miguelópolis, cerca de 20% do milho safrinha já foi colhido e a área restante está pronta para a colheita. Neste ano, porém, apenas as áreas semeadas até o início de março devem alcançar bom rendimento, por causa da estiagem de maio e junho.

CANA-DE-AÇÚCAR

Em Jaboticabal, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto, a colheita da cana segue com eficiência, beneficiada pela estiagem. Cerca de 30% da área já foi colhida no Estado, com boa produtividade nos canaviais.

Nos cafezais de Mococa, Franca e Garça a baixa umidade tem favorecido a secagem do produto, mas a preocupação dos produtores é com a próxima safra, que pode ter sido afetada pela longa estiagem deste ano.

O tempo também beneficiou a colheita da mandioca em Cândido Mota, Engenheiro Coelho e Mogi-Mirim, que segue com bons níveis de produtividade.

Em Valinhos, Indaiatuba e São Roque, a frente fria não prejudicou a poda das parreiras de uva, etapa essencial para a formação dos novos ramos, que irão produzir a partir de dezembro. Nos bananais de Iguape, Pariquera-Açu e Registro, os produtores continuaram os tratamentos fitossanitários e já iniciaram a colheita.

Banner Revistas Mobile