Mercado

Fórum de planejamento e custos debate gestão para vencer crise no setor

img3699

Pelo terceiro ano consecutivo a PRX Soluções em Gestão Agroindustrial realizou em 28 de setembro, no Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP), o “3º Fórum de Planejamento e Custos Agroindustriais” com o objetivo de apresentar novos modelos de gestão, estudos de casos e pesquisas, visando o desenvolvimento da gestão da cadeia produtiva do agronegócio.

Executivos de grupos nacionais e internacionais tiveram a oportunidade de discutir as melhores praticas de gestão com os todos os palestrantes. Clovis Padovezze, autor de diversos livros de contabilidade e custos gerenciais enfatizou a importância da gestão de custos e os procedimentos contábeis para utilização do custo padrão e sua contabilização.

Já Eliezer Arantes em sua apresentação “Planejamento Estratégico”, ressaltou a importância e necessidade das empresas direcionarem o foco para o futuro, preparando suas empresas para se fortalecer e atuar em uma economia globalizada.

Carlos Araujo, especialista em custos da PRX, apresentou os resultados de uma pesquisa sobre lucratividade e margem de contribuição. O eixo desta apresentação foi a necessidade de uma gestão de custos por talhão, pois é nesse nível que se estabelecem as verdadeiras condições de rentabilidade da operação agrícola. Na palestra “Plantio Direto e Rotação de Cultura reduzem o custo do Canavial”, Denizard Bolonhezi da Apta RP, expôs os resultados positivos da rotação de cultura e redução de custos. Enfatizou ainda o potencial de ganho na produção de alimentos utilizando o manejo cana e soja ou cana e milho.

Os especialistas de Custo e Planejamento Orçamentário da PRX, Fernando Mejias e Rogério Varanda, trouxeram para o Fórum novas aplicações do Sistema PIMS para a exaustão do canavial e o controle dos ativos biológicos atendendo as normas contábeis principalmente IFRS.

Jorge Pappa, executivo do grupo Pantaleon da Guatemala, discorreu sobre a interação dos fatores de produção e características agronômicas da cana-de-açúcar com seu desempenho sob a perspectiva de custos e rentabilidade.

Encerrando o ciclo de palestras no Fórum, o presidente da Paraíso Bioenergia, Dario Gaeta enfatizou a necessidade das usinas buscarem novas fontes de receitas através do desenvolvimento de novos produtos e parcerias estratégicas.

O Fórum da PRX atingiu seus objetivos, segundo os organizadores, em função do elevado nível dos palestrantes e seus respectivos temas, bem como pela qualidade dos participantes sempre buscando através de perguntas e questionamentos o conhecimento e aprimoramento profissional.

Banner Revistas Mobile