Mercado

Fornecedores de cana estão insatisfeitos com a renda

Os fornecedores de cana estão insatisfeitos com a renda adquirida pela matéria-prima entregue às usinas de açúcar e álcool. Levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostra os agricultores não têm se beneficiado dos bons preços obtidos pelas exportações de açúcar e álcool e dos aumentos do cotações da commodity no mercado internacional.

Dados da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo(Canaoeste) mostram que os fornecedores de São Paulo receberam R$ 35,13 pela tonelada da matéria-prima na safra 2004/05. No mesmo período, os custos fixos de produção ficaram em R$ 39,35.

Desde o ano passado, os produtores e usinas estão discutindo a revisão do modelo Consecana para melhorar a renda dos produtores.

Usinas e produtores estão fazendo estudos separados deste modelo. Os dados serão discutidos em conjunto durante os meses de junho e julho e um acordo poderá ser fechado em julho.

Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), se houver distorções, elas serão corrigidas. Mas o modelo tem poucas distorções aparentes, segundo Rodrigues.

Banner Revistas Mobile