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Ford quer incentivos fiscais para veículos híbridos

O presidente-executivo e do conselho da Ford , William Clay Ford Jr., propôs um pacote de incentivos fiscais para ajudar a indústria automobilística a produzir veículos híbridos e movidos a combustíveis alternativos, enquanto Detroit tenta reduzir sua dependência de caminhões e utilitários esportivos com alto consumo de gasolina.

A proposta da Ford busca contribuir para que a indústria automobilística norte-americana recupere o atraso com relação aos concorrentes japoneses na produção de veículos de alta eficiência energética. Entre suas idéias estão a exigência de que os governos locais, estaduais e federal adquiram veículos híbridos ou econômicos para suas frotas e um incentivo fiscal para ajudar na modernização das fábricas norte-americanas.

“Com os investimentos certos, os Estados Unidos e a indústria norte-americana são capazes de vencer”, disse Ford, em discurso ao National Press Club. “Mas não poderemos fazê-lo sem ajuda.”

Ford também apresentou suas idéias numa reunião com o vice-presidente Dick Cheney na Casa Branca. As propostas terão de disputar a atenção das autoridades com outras idéias que estão em discussão em Washington para reduzir a dependência norte-americana do petróleo importado.

A visita de Ford a Washington na terça-feira aconteceu em meio a uma onda de más notícias para as montadoras de automóveis norte-americanas. Ontem, a Moodys Investors Service anunciou que estava colocando em revisão sua classificação de crédito para os papéis de longo prazo da Ford, o que poderia rebaixá-los ao status de junk bonds, em meio a uma virada na preferência dos consumidores, que agora privilegiam veículos mais eficientes no uso de combustível, tendência que também prejudicou a General Motors.

Mesmo que Ford tenha proposto idéias favoráveis ao meio ambiente, sua empresa recebeu sem entusiasmo a proposta do governo Bush para adotar padrões de consumo de combustível mais severos para os utilitários esportivos, minivans e picapes. Em comentários apresentados ao governo esta semana, Ford disse que gosta de boa parte do plano proposto pela administração Bush, mas se queixou de que seria difícil cumprir as exigências de consumo menor de combustível que integram a proposta.

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