Mercado

Fiesp vai defender o biocombustível

Enquanto o mundo discute o uso de energias alternativas, sobretudo com a propalada intenção do novo presidente americano, Barack Obama, de investir nessa linha, o Brasil está se antecipando para mostrar no Fórum Mundial de Energia do Futuro – que será realizado nos Emirados Árabes Unidos – que já utiliza abundantemente as fontes renováveis e pode ser um grande fornecedor mundial.

A Fiesp produziu um catálogo com informações oficiais sobre o potencial brasileiro. “O Brasil será o primeiro país do mundo a equilibrar o uso de combustíveis fóssil e renovável em veículos”, destaca o diretor do Departamento de Infraestrutura e Energia da Fiesp, Carlos Cavalcanti.

A informação tem como base um relatório da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que mostra que em 2007 o consumo de etanol foi de 48%, o de gasolina 47% e os 5% restantes de óleo diesel. No ano passado, a expectativa é de que o balanço mostre a predominância do etanol na frota brasileira.

Intitulado de “Brasil: Antecipando Energia do Futuro”, o catálogo reúne informações sobre a matriz energética brasileira. O material também desmistifica equívocos, como de que a produção de etanol vai desmatar áreas de preservação ambiental ou impedir a produção de alimentos.

O sucesso do programa brasileiro de biocombustíveis deve muito à pesquisa genética e aos investimentos tecnológicos da indústria automobilística. “Por isso temos que mostrar nossas vantagens competitivas”, pontua Cavalcanti.O evento.

O Fórum Mundial de Energia do Futuro se propõe a discutir soluções de questões como preservação do meio ambiente, aquecimento global e reservas de energia, com a participação de empresas, políticos e organizações não-governamentais globais.

“O Brasil tem muito a colaborar. Nosso programa de biocombustíveis é o maior e o mais real no mundo, com mais de 30 anos de experiência”.

Banner Revistas Mobile