Mercado

Ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar é notificada no interior de SP

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) notificou a primeira ocorrência de ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar no Brasil, em Araraquara, interior de São Paulo. O Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (SDA/DSV) foi informado por pesquisadores da região sobre a presença da praga em uma propriedade do município em dezembro. “Desde então, uma equipe do Mapa está trabalhando para colocar em prática o plano de contingência da praga em todo o estado de São Paulo”, informa o diretor do DSV, Odilson Silva.

Quase 70% do setor sucroalcooleiro do País trabalha com variedades resistentes à praga. Em nota técnica divulgada nesta terça-feira (5), o Mapa informa que a estratégia para o controle da ferrugem alaranjada nas lavouras do País será principalmente a partir da ampliação do uso dessas variedades.

A praga está confirmada apenas na região central do estado. Amostras das plantas com suspeita da doença já passaram por análise oficial do Ministério da Agricultura. No momento, fiscais federais agropecuários e dois pesquisadores mapeiam a ocorrência da doença no estado. “Nos últimos dias, as condições climáticas apresentadas em São Paulo favoreceram a disseminação da praga”, explica o diretor do DSV.

Causada pelo fungo Puccinia kuehnii, a ferrugem alaranjada afeta folhas da cana-de-açúcar, reduzindo a capacidade de fotossíntese da planta e, em consequência, a produção de sacarose. Uma das linhas de ação do Programa Defesa Agropecuária – Mais Ciência, Mais Tecnologia, parceria entre Mapa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está direcionada ao apoio técnico para levantamento e controle da praga no País.

Banner Revistas Mobile