Mercado

Fenômeno do agronegócio

Meu conterrâneo Maurilio Biagi Filho recebeu no último dia 25 de outubro, em Nova York, o importante prêmio de “Person of the Year”, agraciado pela Câmara Americana de Comércio. Homenagem mais do que justa. A ele e ao Ribeirão de onde vem.

Ao homem Maurilio, faz-se justiça pela força empreendedora. Ele insiste em contrariar o estigma do romance de Thomas Mann, tão agudamente descrito no Boodenbruck, do pai rico, filho perdulário e neto em bancarrota.

Com a força dos oriundi, Maurilio aprendeu as melhores lições do pai, Maurilio Biagi, grande empreendedor de nossa região, falecido em 1978, e fundador da Santa Elisa.

Assumiu a Companhia e ampliou os horizontes do grupo, investiu na tecnologia, fixou padrões de qualidade, projetou um modelo de sucesso a ser observado e copiado. Tem sido também um grande empreendedor em diferentes áreas. Inovou na produção de álcool e açúcar, impulsionou indústrias de bens de capital e se constituiu num dos fenômenos do agronegócio brasileiro. Mas também dirigiu grandes empresas, como a Companhia de Bebidas Ipiranga, sediada em Ribeirão Preto, a mais antiga fabricante do sistema Coca-Cola, da qual sua família é proprietária. Semeou emprego e renda por esse Brasil adentro. Se nossa região tem um colorido especial, do Ribeirão Preto à barranca do Paranaíba, no Triângulo, é certo que Maurilio contribuiu um pouco para isso.

Hoje, o Brasil e o mundo têm uma esperança renovada na energia da biomassa, no bem energético renovável, limpo. A cana, matriz de todos os álcoois, destaca-se. Exportamos esse combustível para os Estados Unidos e certamente vamos entrar no Japão. Maurilio tem um papel ainda maior agora em ajudar sua categoria a reunir forças para aproveitar essa oportunidade, criando mais trabalho e renda em nosso país.

O título de “Person of the Year” é também um reconhecimento por esse pedaço de Brasil que pulsa forte, supera os contratempos e vai em frente. Maurilio e o agronegócio continuam tendo muito a ensinar ao nosso país.

Antonio Palocci

Ministro da Fazenda e ex-prefeito da cidade de Ribeirão Preto (Fonte: Unica)

Banner Revistas Mobile