Mercado

Fenasucro & Agrocana: Tecnologia substitui o enxofre por ozônio na produção do açúcar

A tecnologia, desenvolvida no Brasil, que possibilita a substituição do enxofre por ozônio no branqueamento do açúcar cristal está em exposição, pela primeira vez na Fenasucro & Agrocana.

Com o novo sistema, não só açúcar fica livre de substâncias nocivas à saúde, como também são eliminados os riscos de danos ao meio ambiente gerados no processo industrial. Na safra deste ano, oito usinas, em seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul) estão processando 12 milhões de toneladas utilizando o novo sistema. Na Fenasucro, o sistema está em exposição no estande da empresa Gasil – Gases e Equipamentos.

A tecnologia que possibilita o uso do ozônio da clarificação do açúcar foi desenvolvida ao longo de dez anos pelo pesquisador pernambucano Raimundo Silton. “O gás é produzido por meio de um gerador que é instalado na usina. O equipamento utiliza uma mistura de oxigênio com argônio para a produção do ozônio”, explica.

Silton diz que com o sistema da Gasil, as usinas também registram uma redução de até 50% nos custos com os insumos utilizados no processo industrial de branqueamento do açúcar, e uma economia de até R$ 2,5 milhões por safra. “Além disso, as agroindústrias também eliminam outros gastos gerados pelo uso do enxofre, tais como os passivos trabalhistas ocasionados pela insalubridade e as perdas de açúcar em vazamentos ocasionais devido à ação corrosiva do enxofre”.

A utilização da nova tecnologia também abre novas oportunidades de mercado para a agroindústria açucareira. “As usinas passam a contar com um forte diferencial mercadológico em um cenário onde os cuidados com a saúde têm sido assunto de crescente destaque. Além disso, o uso do ozônio abre oportunidades de negócios na Europa e Estados Unidos, mercados onde o açúcar com enxofre não é aceito”, destaca.

Além disso, de acordo com ele, a eliminação do enxofre cria as condições necessárias para adição de nutrientes como a vitamina A, o que constitui uma alternativa importante para maior agregação de valor ao produto. Há ainda o apelo à preservação do meio ambiente, que tem induzido as empresas, em todo o mundo, a adotarem processos ecologicamente corretos. Com a utilização do ozônio, são eliminados dos efluentes os resíduos tóxicos resultantes do enxofre, garante Silton.

Banner Revistas Mobile