Mercado

Fenabrave diz que falta de etanol é responsabilidade do governo

Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sérgio Reze, a omissão do governo e a ganância do setor sucroalcooleiro são responsáveis pelo aumento de preços do etanol.

Segundo Reze, a indústria sucroalcooleira foi subsidiada pelo governo com o Proálcool, em 1979 e nunca devolveu esses benefícios para a sociedade. Já a omissão do governo ocorre porque nunca fez nada para evitar a falta do produto no mercado. “De 1979 até aqui não foi criada uma regra para o setor automobilístico ou para o setor sucroalcooleiro em que você não tivesse os solavancos [de preço] que a gente tem”, afirmou.

Reze defendeu a necessidade de um estoque regulador para evitar uma eventual falta de produto no me rcado. “Não houve nenhum tipo de ação do governo através de suas agências reguladoras, do Ministério da Agricultura ou do Ministério de Minas e Energia. Ninguém mexeu para dizer que deve haver um estoque regulador para atender o crescimento da demanda”. Para o presidente da Fenabrave, no entanto, a decisão de transferir a responsabilidade sobre o etanol para a Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostrou que o “governo acordou” para o problema.

Banner Revistas Mobile