Mercado

Fed prevê recuperação modesta para o setor agrícola dos EUA em 10

Previsões recentes sugerem que haverá uma recuperação econômica em 2010, mas a retomada do setor agrícola dependerá da renovação das forças do mercado interno norte-americano, como o nível de exportação de alimentos e o consumo de combustíveis. A análise foi feita pelo economista Jason Henderson, da unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Kansas City e divulgada ontem.

De acordo com Henderson, uma estabilização moderada na economia em geral pode ocorrer na segunda metade de 2009, antes de haver recuperação de 2,5% a 3% em 2010.

O economista lembra a tendência, desde a Segunda Guerra Mundial, de os movimentos de recuperação do setor econômico superarem 4% no primeiro ano após os períodos de recessão. No entanto, antes que isso aconteça, a maior parte das projeções aponta para mais quedas na primeira metade deste ano, de acordo com a análise.

A melhora da renda nos Esta dos Unidos ajudaria a aumentar as vendas de restaurantes e o consumo de carne, segundo o relatório do banco central norte-americano. “De modo geral, a retomada do setor agrícola depende em grande medida da força de uma recuperação na economia dos EUA e do mundo”, afirmou Henderson.

Um aumento na renda favoreceria não apenas o consumo de carne, mas também o consumo de combustível e a demanda por etanol nos Estados Unidos, o que elevaria os preços do milho nas bolsas.

A recuperação econômica em outros países também melhoraria a demanda por alimentos e, consequentemente, por produtos agrícolas norte-americanos, ainda de acordo com o estudo de Henderson.

Nos países em desenvolvimento, geralmente as pessoas aproveitam o aumento na renda para melhorar suas dietas, o que costuma se refletir na demanda por proteína.

Segundo a avaliação do economista do Fed, projeções de uma demanda mundial mais forte em 2010 fizeram o banco elevar previsões de longo prazo refe rentes à renda agrícola nos Estados Unidos.

Um grande propulsor de lucros no setor agrícola norte-americano é o mercado exportador: tendências históricas indicam uma forte conexão entre lucros agrícolas e a atividade exportadora, renda global e valor do dólar norte-americano, ainda de acordo com o Fed. “No entanto, devido a projeções de uma recuperação global morna no próximo ano, a renda agrícola não deve atingir os recordes de 2008 no curto prazo”, afirmou Henderson.

Banner Revistas Mobile