Mercado

Fapesp lança o Bioen, projeto de pesquisa em Bioenergia

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) apresenta nesta quinta-feira (3), em São Paulo, SP, o Bioen, programa que abre diversas chamadas de propostas para financiamento de projetos de pesquisa na área. O lançamento será durante o Workshop Pesquisa em Bioenergia.

O evento será aberto às 9h, na sede da FApesp, pelo diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, com a palestra “A Fapesp e a Pesquisa em Bioenergia”. O programa Bioen-Fapesp será apresentado logo em seguida, às 9h30, pela pesquisadora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Glaucia Souza.

Segundo Glaucia, o objetivo do Bioen é estimular e articular atividades de pesquisa e desenvolvimento utilizando laboratórios acadêmicos e industriais para promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção do bioenergia no Brasil.

A programação de palestras prevê os seguintes temas: “Respostas da cana-de-açúcar às mudanças climáticas e as perspectivas para a produção de etanol celulósico”, “Desafios da genômica em cana-de-açúcar”, “Estratégias para melhoramento genético da cana-de-açúcar”, “Projetos do convênio Fapesp-Oxiteno para pesquisa nas áreas de alcoolquímica e sucroquímica”, “Polímeros via matérias-primas renováveis” e “Etanol de segunda geração: o processo Dedini Hidrólise Rápida – DHR”.

A primeira chamada será a do Programa Bioen, que inclui um tópico para Projetos Temáticos-Pronex e outro para Auxílio Regular a Pesquisa e Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes. A chamada contará com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago.

A segunda será a chamada de propostas para o Convênio FAPESP-Dedini de apoio à pesquisa sobre processos industriais para a fabricação de etanol de cana-de-açúcar. A terceira chamada é referente às propostas para o Convênio Fapesp-Fapemig de pesquisa em biocombustíveis, com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal.

À tarde, os assuntos da pauta serão: “O Centro de Tecnologia do Bioetanol (CTBE)”, “Ciência e Tecnologia no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e “Road Map Tecnológico”.

Banner Revistas Mobile