Mercado

Famasul sedia lançamento do Canasul e Canacentro

De acordo com dados da Conab, da safra 2011/12, os dois estados juntos são responsáveis pela produção 82 milhões de toneladas da cultura, que resultam em 4,36 bilhões de litros de etanol e 3,57 milhões de toneladas em açúcar. Os números foram apresentados hoje (17) durante a cerimônia de lançamento do Canasul e Canacentro, dois dos maiores eventos do setor sucroenergético no Centro-Oeste. A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

“Temos produtores engajados e que, apesar das dificuldades enfrentadas, empenham-se nesse setor que já está consolidado no Estado”, diz Eduardo Riedel, presidente da Famasul. Para o superintendente dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), José Mauro de Oliveira Ferreira, o setor ainda pode evoluir e o Centro-Oeste está à frente nas projeções de aumento de área. “O Brasil tem 65 milhões de hectares de terras aptas para plantio da cana e 30 milhões estão em MS e GO”, disse Ferreira.

Em Mato Grosso do Sul, o açúcar foi o segundo colocado no ranking de exportações. Em 2011, foram US$ 650 milhões de dólares sobre o mix de produtos exportados a partir da cana-de-açúcar, o que representou uma alta de quase 80% em relação aos US$ 337 milhões de dólares negociados em 2010. “A contribuição do setor é também social. São mais de 30 mil empregos gerados somente em MS”, afirmou Roberto Hollanda Filho, presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS (Biosul).

Eventos – O 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central (Canacentro 2012) será realizado em Goiânia, nos dias 15 e 16 de agosto. Realizado pela Faeg e Sifaeg/Sifaçúcar, o evento vai discutir a sustentabilidade da produção sucroenergética com produtores independentes, indústrias e governos, reunindo todos os elos envolvidos na cadeia produtiva. O país produz hoje mais de 571 milhões de toneladas.

O 6º Canasul será realizado em Dourados, de 22 a 24 de outubro de 2012, no Sindicato Rural do município. Vai reunir pesquisadores e empresários dos segmentos agrícolas, metal mecânico e biocombustíveis. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Dourados, da Famasul, Biosul e Seprotur.

O evento de lançamento dos dois eventos – Canacentro e Canasul – contou ainda com a presença do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, do presidente da Federação das Indústrias de MS, Sérgio Longen, do vice-presidente institucional da Faeg e coordenador do Canacentro, Bartolomeu Braz, e do presidente da Comissão de Agroenergia da Famasul, Luiz Alberto Morais Novaes.

Banner Revistas Mobile