Mercado

Exportação de etanol brasileiro para EUA deve crescer, diz consultoria

As exportações de etanol brasileiro para o mercado norte-americano provavelmente aumentarão, mesmo que o Brasil aumente sua mistura do biocombustível na gasolina no início de 2013, afirmou a consultoria especializada em açúcar e etanol Datagro.

As exportações brasileiras de etanol aumentaram em julho para 410 milhões de litros, com a maior parte desse volume sendo enviado aos EUA, segundo o Ministério do Comércio do Brasil.

Nos meses anteriores, as exportações ficaram entre 140 e 64 milhões de litros por mês.

“Esse aumento de julho, em particular, é um fenômeno sazonal”, afirmou Plinio Nastari, presidente da Datagro, durante o seminário que abriu a Fenasucro, feira da indústria de açúcar e etanol em Sertãozinho, no centro do maior cinturão produtor de cana do mundo.

O Brasil tem tentado reverter as quedas nos rendimentos de suas lavouras de cana. A menor produtividade tem limitado a produção de etanol. Isso tem causado escassez no mercado de combustíveis e elevado os preços.

Proprietários de carros flex têm optado pela gasolina –melhor opção que o etanol na maior parte do país. Como consequência, a Petrobras tem se voltado para os mercados internacionais de gasolina para compensar seu déficit de refino do combustível.

A Petrobras está importando cerca de 80 mil barris de gasolina por dia. E se os fatores fundamentais para a produção do etanol não melhorarem, os analistas estimam que esses números poderão triplicar até 2020. A falta de infraestrutura para esse nível de importações poderia causar escassez no mercado doméstico.

O cinturão da cana no centro-sul brasileiro, que representa 90% da produção nacional de açúcar e etanol, já esmagou metade de sua safra estimada em cerca de 510 milhões de toneladas, segundo previsões do mercado.

Nastari disse que a Datagro está revisando sua estimativa de safra que, no momento, é de 499 milhões de toneladas.

As chuvas em maio e junho têm potencial para ajudar a produção da safra 2013 de cana, mas que a secura do mês de agosto deve conter as altas das estimativas nesta temporada.

“O Brasil vai exportar mais etanol para os EUA por causa da seca no país norte-americano, mas ainda vai haver espaço para aumentar a mistura de etanol aqui em abril de 2013”, afirmou Nastari.

O Brasil reduziu sua mistura do etanol na gasolina para 20%, ante 25%, em outubro do ano passado, após uma seca e rendimentos reduzidos terem diminuído a oferta. Atualmente, o preço do biocombustível está mais baixo no Brasil que nos Estados Unidos, e as usinas estão perdendo dinheiro com suas operações com etanol.

Aumentando a mistura novamente para o máximo de 25% na gasolina deve aliviar a Petrobras de cerca de 40% de suas necessidades de importações de gasolina, e pode melhorar os rendimentos da produção de etanol das usinas.

Analistas estimam que a Petrobras está perdendo cerca de R$ 0,40 por litro no preço da gasolina que importa, devido aos preços domésticos controlados pelo governo ser menor que os preços internacionais.

Banner Revistas Mobile