Mercado

Exportação de açúcar compensa redução nos embarques de álcool

A opção das usinas de aumentar a produção de açúcar em detrimento da fabricação de álcool devido aos bons preços internacionais já fez a movimentação de açúcar a granel pelo Porto de Paranaguá crescer 30,31% no acumulado do ano até março em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, já foram embarcadas de 680 mil toneladas, enquanto que, no mesmo período de 2008, esse volume foi de 522 mil toneladas. As exportações de açúcar ensacado cresceram 50%, segundo levantamento do Porto de Paranaguá.

O diretor presidente da entidade que reúne as usinas paranaenses, a Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena, disse que “o cenário positivo de aumento nas exportações de açúcar está compensando o déficit nas vendas externas de álcool, que vêm se retraindo desde o final do ano passado, em razão na crise mundial”. Segundo ele, “o espaço deixado pela crise de produção na China, Índia e Austrália está sendo ocupado pelo Brasil, e o Paraná, também está aproveitando essa oportunidade”, acrescentou Tormena.

Em 2008, até o mês de abril, Paranaguá exportou 88.356 toneladas de álcool e, neste ano, não houve qualquer movimentação nos meses de janeiro, fevereiro e março. Em abril o porto voltou a exportar álcool com a movimentação atingindo 12.600 toneladas exportadas.

Para o diretor operacional da Paraná Operações Portuárias S.A. (Pasa), Pérsio Souza de Assis, a quebra na safra de cana-de-açúcar de grandes produtores mundiais fez subir os preços no mercado internacional e trouxe ainda maior rentabilidade ao açúcar frente ao álcool. “Há também um aumento na demanda no mercado externo”, avaliou Assis. A Pasa é a maior exportadora de açúcar a granel via Paranaguá, principalmente para a Rússia e para os países árabes. Em 2008, a empresa movimentou 2,5 milhões de toneladas e pretende atingir 2,7 milhões de toneladas este ano.

O gerente de Operações da Marcon Serviços de Despachos em Geral, Jorge Maurício de Lemos, informa que o mercado de açúcar ensacado também está bastante aquecido e deve movimentar entre 1,5 milhão e 1,8 milhão de toneladas até o final deste ano. Até agora, já foram embarcadas 116 mil toneladas, volume 151% superior ao exportado no mesmo período do ano anterior. Porém essa movimentação, segundo o Porto, é de lotes da safra passada. O embarque de contratos deste ano está começando somente agora.

Ainda de acordo com informações da administração do Porto de Paranaguá, pelo menos cinco navios começariam a ser carregados com açúcar para embarque nos próximos dias.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 11)(Norberto Staviski)

Banner Revistas Mobile