Mercado

Evento mostra resultados da destinação adequada de embalagens

A Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba – Coplana se une a mais de 40 centrais de recebimento de embalagens vazias de todo o país, para realizar o “Dia Nacional do Campo Limpo” na próxima sexta-feira, 19 de agosto. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev. O objetivo é divulgar os resultados do sistema de destinação adequada das embalagens vazias de agrotóxicos. A Coplana irá receber, durante o evento, 250 crianças do ensino fundamental da região e professores da rede pública, que irão conhecer todo o processo desenvolvido na Central em Guariba, o destino das embalagens devolvidas pelos agricultores e os materiais resultantes da reciclagem.

A Central de Recebimento de Embalagens Vazias, da Coplana, foi a primeira do Brasil e começou a operar em 1994. O trabalho foi modelo para a implantação das atuais 326 unidades do país. A destinação adequada deste tipo de embalagem surgiu da necessidade de evitar a contaminação do meio ambiente e de provocar riscos à saúde da população. Antes do projeto, as embalagens se acumulavam a céu aberto nas propriedades e à beira de rios, abarrotavam galpões ou eram reutilizadas no campo.

O trabalho da Coplana e de seus parceiros serviu de fonte para a criação de legislação específica sobre o assunto. Em junho de 2000 foi promulgada a Lei Federal 9.974/00, que distribuiu responsabilidades dentro da cadeia produtiva agrícola, entre agricultor, fabricante, sistema de comercialização e também envolveu o poder público. Com isso, o Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a exigir legalmente a destinação adequada das embalagens de defensivos.

Banner Revistas Mobile