Mercado

EUA quer zerar tarifa para importação de etanol brasileiro

Em entrevistas concedidas aos principais jornais e agências de notícias americanas, os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder da maioria republicana no congresso, John Boehner, admitiram a possibilidade de zerar a tarifa de importação do etanol brasileiro que atualmente é de US$ 0,54 por galão (3,78 litros).

O presidente americano, que já vinha exaltando os combustíveis renováveis como alternativa aos combustíveis fósseis, pediu ao congresso na semana passada que estudasse a suspensão da tarifa. “Acabar com a tarifa vai possibilitar a importação de etanol estrangeiro e isto vai ajudar-nos com nossos custos”, disse à rede de televisão norte-americana CNBC.

“Nós não temos etanol suficiente hoje. Temos que reduzir, ainda que temporariamente, a tarifa sobre o etanol que entra no nosso país, assim aliviamos a pressão resultando em preços de gasolina mais baixos”, diz Boehner a agência Reuters.

No ano passado, o Brasil exportou para os Estados Unidos cerca de US$ 77 milhões de dólares em álcool etílico para fins industriais.

Banner Revistas Mobile