Mercado

EUA dão cota extra ao Brasil

Os produtores brasileiros de açúcar do Norte e Nordeste poderão exportar 33 mil toneladas a mais de açúcar demerara para os Estados Unidos até o fim de setembro. O volume extra soma-se à cota inicial de 165,6 mil toneladas concedida no ano passado pelo governo americano.

Os americanos redistribuíram suas cotas porque cerca de 56 mil toneladas vêm de países que não conseguirão entregar o volume até o encerramento do ano fiscal. Após esse período, os Estados Unidos anunciarão as cotas para o próximo exercício.

O açúcar da cota preferencial é vendido para os Estados Unidos a preços superiores aos de mercado para incentivar o desenvolvimento das regiões mais pobres. No Brasil, apesar de a produção se concentrar no Centro-Sul, as cotas são distribuídas para o Norte e Nordeste, regiões consideradas menos desenvolvidas economicamente.

O maior volume ficou para Alagoas (15 mil toneladas). Pernambuco recebeu 13,3 mil, Rio Grande do Norte e Bahia, 1,2 mil cada; Paraíba, 852 toneladas; Sergipe, 558; Maranhão, 105; Ceará, 171 e o Amazonas, 132 toneladas.

Banner Revistas Mobile