Mercado

EUA buscam parceria para produzir álcool

Os Estados Unidos poderão anunciar nos próximos meses uma parceria estratégica com o Brasil para a produção de etanol (álcool) e de outros biocombustíveis na América do Norte, segundo reportagem publicada no jornal Miami Herald. De acordo com o diário, o acordo poderá ser uma provocação à Venezuela, que tem forte influência sobre a região no fornecimento de combustíveis. Membros do governo norte-americano, no entanto, negam este viés e dizem que qualquer acordo não teria nada a ver com o presidente venezuelano Hugo Chávez.

“Os Estados Unidos e o Brasil são os dois maiores produtores de biocombustíveis do mundo e uma cooperação seria algo natural”, diz o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Eric Watnick. Pessoas próximas à negociação afirmam que o acordo está sob a responsabilidade do subsecretário de Estado para Relações Políticas, Nicholas Burns, que deverá fechar os detalhes na próxima semana, quando visitará o Brasil e a Argentina. A idéia é estudar a possibilidade de introduzir o etanol em mercados onde o setor privado tem maior capacidade de investimento. Outros países interessados no projeto serão convidados a participar.

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai investir nos próximos cinco anos R$ 50 milhões em pesquisa na área de agroenergia. A afirmação foi feita pelo presidente da instituição, Sílvio Crestana, durante a reunião do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), transmitida online pela internet.

Segundo Crestana, a Embrapa vai contratar 20 pesquisadores com pós-doutorado para atuar no Centro de Pesquisa em Agroenergia da Embrapa, com sede em Brasília. A empresa irá criar cinco centros de pesquisa regionais para fazer estudos levando em conta os biomas locais.

http://www2.correioweb.com.br/cbonline/economia/pri_eco_67.htm

Banner Revistas Mobile