Mercado

ETH Bioenergia e Fapesp investem em pesquisa em bioenergia

img3486

Nesta quinta-feira (20), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, e a ETH Bioenergia, empresa da Organização Odebrecht que atua na produção de etanol, açúcar e energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar, divulgaram a relação de propostas aprovadas no 1º edital do Acordo de Cooperação para Desenvolvimento de Pesquisa Científica e Tecnológica existente entre as duas instituições.

Ao todo, foram recebidas 29 propostas de pesquisa, das quais 11 foram selecionadas por um comitê gestor composto por representantes das duas envolvidas. O aporte financeiro para viabilizar os projetos aprovados nesse 1º edital será de R$ 10 milhões, sendo que cada parte participa com 50% dos recursos. Este investimento será realizado ao longo de 60 meses, dependendo do projeto. Ao todo, o “Acordo de Cooperação” prevê recursos de até R$ 20 milhões, que incluirão outras chamadas de pesquisas, ao longo desse período.

As áreas a serem pesquisadas são manejo varietal da cana; multiplicação acelerada de variedades de cana; desenvolvimento de biomassas de ciclo curto para complementar a cana; desenvolvimento de leveduras industriais com melhor desempenho fermentativo; otimização energética e de sistemas para automação agrícola; desenvolvimento agrícola e otimização do processo produtivo agrícola da cana; recuperação e uso de subprodutos e resíduos.

Os estudos serão desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo.

“Todos os projetos selecionados contribuem com a estratégia de crescimento da ETH e reforçam sua posição de liderança no setor”, comenta Carlos Eduardo Calmanovici, diretor de Inovação da ETH. “Por meio destes estudos, pretendemos aprimorar os processos existentes bem como desenvolver novos processos e produtos que agreguem mais valor à cana e seus derivados, o que seguramente contribuirá com a competitividade da ETH e do setor de modo geral”.

Banner Revistas Mobile