Mercado

Etanol: setor considera positivo discurso de Lula na ONU

O setor sucroalcooleiro considerou positivo o discurso feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada hoje. No discurso, Lula reiterou o objetivo do Brasil de se consolidar como potência mundial de energia verde, afirmando que não abandonará sua agenda ambiental em função da descoberta das reservas do pré-sal.

Segundo o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank, o presidente Lula foi muito coerente ao afirmar que o crescimento das reservas brasileiras de petróleo não significa que haverá renúncia à agenda ambiental. “Temos certeza que o governo entende que, no atual contexto, com as mudanças climáticas desafiando o mundo, é muito mais importante para o Brasil continuar sendo reconhecido como pioneiro mundial das en! ergias renováveis e sustentáveis”, disse Jank.

O executivo reconheceu também que é fundamental disseminar mundialmente as importantes medidas que tem sido tomadas no Brasil para garantir o reconhecimento da sustentabilidade socioambiental de nossa produção de biocombustíveis, e o presidente Lula faz isso ao levar essa mensagem essencial à ONU.

O presidente do Grupo São Martinho, produtor de açúcar e álcool, Fábio Venturelli, considerou o discurso de Lula em linha com o que o setor vem desenvolvendo no país. “Ao falar também que a produção de cana está sendo feita sem devastar biomas importantes, o presidente deixou claro que o setor sucroalcooleiro do Brasil pode produzir energia renovável sem afetar o meio ambiente e sendo competitivo”, ressalta. Segundo Venturelli, o discurso do presidente colocou em perspectiva o fato de que o potencial energético do Brasil é ilimitado em função de sua grande área disponível para agricultura e que ela está sendo feita de forma sustentável pelo setor.

Banner Revistas Mobile