Mercado

Etanol hidratado supera expectativas na Bolsa

Passados pouco mais de quatro meses após o lançamento das operações com contratos futuros de etanol hidratado, pela Bolsa de Mercadorias & Futuros da Bolsa de Valores de São Paulo, o indicador diário demonstra que o produto está tendo aceitação acima das expectativas, segundo análise do Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da ESALQ.

Até meados de agosto, a BM&F registrava quase 1.900 contratos em aberto – que permitem uma avaliação da liquidez e tendência de preço dos ativos que são objeto das opções – e outros cerca de 380 no mercado de opções – modalidade que propicia proteção contra oscilação de preço. Estes números demonstram que o etanol hidratado tem um volume de negócios proporcionalmente maior do que outros produtos tradicionais no segmento, tais como soja e milho. “Apesar do etanol ainda ser um mercado em fase de avaliação, o volume de negócios aponta para um nível de aceitação que está acima do esperado”, analisa Mirian Rumenos Piedade Bacchi, pesquisadora do Cepea e responsável pela equipe que elabora o índice adotado pela BM&F Bovespa.

Esta boa performance do etanol demonstra que ele é um produto confiável, uma vez que quem opta por realizar negócios na bolsa de valores tem como premissa garantir sua rentabilidade. O fato de historicamente se manter abaixo do teto de 70% do preço da gasolina, por exemplo, fator que garante sua alta absorção no mercado. “Para que um produto tenha um mercado futuro é preciso ter volatibilidade e o etanol preenche este pré-requisito”, afirma Mirian.

Confira matéria completa na edição 200 do JornalCana.

Banner Revistas Mobile