Mercado

Etanol é mais competitivo que gasolina em 18 estados

Foi mais vantajoso abastecer com álcool combustível (etanol) na comparação com a gasolina em 18 estados, além do Distrito Federal, na semana compreendida entre os dias 05 e 11 de abril, conforme levantamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), compilado por SAFRAS & Mercado. Na semana passada, os motoristas dos seguintes estados obtiveram vantagem econômica ao abastecerem seus veículos com o etanol: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, e ainda no Distrito Federal, sendo que o ganho mais significativo foi para o consumidor paulista.

Em São Paulo, o litro do álcool foi vendido no período a R$ 1,283, ante os R$ 2,379 da gasolina.

Para conferir se vale à pena abastecer com etanol, o consumidor tem que fazer uma conta simples: dividir o preço do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, é mais vantajoso utilizar o álcool. A vantagem é calculada levando-se em conta a potência energética do motor a álcool, que equivale a 70% da potência dos motores a gasolina.

Conforme a ANP, o cálculo do preço médio foi baseado nas vendas de combustíveis informadas pelas distribuidoras à ANP no ano de 2004, através do DCP (Demonstrativo de Controle de Produtos).

Banner Revistas Mobile