Mercado

Etanol cada vez mais visto como fonte de combustível nos EUA

Como resultado, alguns postos de gasolina, particularmente nos Estados do Cinturão do Milho que produzem etanol, estão vendendo gasolina aditivada por entre sete e dez centavos a menos do que gasolina comum.

Alguns analistas disseram que a tendência demonstra o potencial do etanol como fonte de combustível, enquanto outros apontam questões de oferta e procura.

O fenômeno do preço é limitado a regiões onde o aditivo é produzido, porque o custo de transporte do etanol é alto.

A Caseys General Stores, que opera mais de 1,3 mil lojas de conveniência em nove Estados do meio-oeste, oferece “gasoálcol” uma mistura de 90% gasolina e 10% etanol, onde etanol é disponível. Em muitos lugares, é “o preço mais barato da placa” por muitos centavos, disse Sam J. Billmeyer, vice-presidente de operações da Casey’s.

No ano passado, disse Billmeyer, os preços de combustível comum e aditivado estavam estáveis. Mas nas últimas semanas, o combustível com etanol se tornou mais barato.

As razões para a reversão do preço não estão completamente claras, mas o elemento óbvio é o preço do petróleo subindo para quase US$50 o barril, enquanto o preço do etanol caiu.

A determinação de preços do etanol é de certa forma complicada; depende em parte do preço do milho, de onde é produzido nos EUA. Greg Krissek, diretor de marketing e assuntos governamentais da United Bio Energy, de Wichita, Kansas, disse que o preço caiu por causa de melhorias na produção do etanol. A companhia de Krissek fornece marketing e serviços de gerenciamento para fabricantes de etanol.

“Se olharmos 10 anos atrás”, disse Krissek, “a produção era de 8,7 litros para cada 35 litros de grãos. Cinco anos atrás, era de 9,5 litros. Hoje é de 10,5 litros”.

Dan W. Reicher, presidente da New Energy Capital, companhia que investe em energia renovável, disse: “O etanol hoje se tornou uma fonte competitiva de combustível”.

Edward H. Murphy, diretor da American Petroleum Institute, associação comercial para companhias de petróleo, disse que o excesso de oferta do etanol causou a queda no preço. Produtores de etanol, disse Murphy, construíram usinas em antecipação a uma lei nacional que obrigaria o uso de etanol, mas essa lei não se materializou. “É o clássico caso de excesso de oferta”, disse Murphy.

Banner Revistas Mobile