Mercado

Etanol atrai quenianos para o interior de SP

Uma comitiva formada por oito pessoas do Quênia, organizada pelo Ministério da Agricultura visitou na última semana, o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético (CEISE Br) e a usina Viralcool, na região de Ribeirão Preto (SP). Saulo Busolo, diretor do Quenia Sugar Board, explica que o grupo busca conhecimento técnico para baratear a indústria sucroalcooleira, além de aprender com o Brasil todo o processo de cogeração de energia e de etanol combustível.

O presidente do CEISE Br, Adézio Marques, que recebeu o grupo na sede da entidade, em Sertãozinho, aproveitou para mostrar aos quenianos o potencial da cidade e região onde está concentrada a maior quantidade de cana processada no Brasil, representando 33% de produção de etanol. “Sertãozinho é a força propulsora da economia da região; é o cluster, ou seja, a região está preparada para atender todo o setor sucroenergético”, afirmou Adézio.

O grupo guiado pelo gestor de operações da Embaixada do Quênia no Brasil, Silvanus Okumu, conheceu uma das empresas associadas ao CEISE Br, a Sermatec e depois visitaram a Usina Viralcool, em Pitangueiras.

O diretor da Usina Chemelil, Edward Musebe, afirma que pretende diversificar a produção e não só produzir açúcar, mas principalmente, cogerar. “Já estamos em fase inicial de estudo de viabilidade para produzirmos etanol e bioenergia, para isso queremos conhecer melhor os equipamentos e as tecnologias a custo baixo”, revelou. A Usina existe desde 1968 e tem capacidade de produção de 3.500 toneladas de cana e 350 toneladas de açúcar.

Banner Revistas Mobile