Mercado

Estoque de etanol deve atingir 89 milhões de L no MT

Mato Grosso deve iniciar 2013 com cerca de 89 milhões de litros de etanol em estoque de passagem. Conforme entidades do setor a diferença entre o que foi produzido e o que foi consumido deve ser praticamento o mesmo do ano passado o que garantiu uma sobra de 89 milhões de litros em janeiro desse ano. O total que deve ficar estocado no Estado, representa pouco mais de dois meses de consumo. Estão previstos 900 milhões de litros de etanol (anidro e hidratado) para essa safra 2012/2013.

Mais de 90% da atual safra 2012/2013 de canade-açúcar já foi colhida em Mato Grosso. Cerca de 14 milhões de toneladas, das 14,6 milhões t esperadas, já passaram por moagem, conforme informações do Sindicato das Indústrias sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT).

Dos 900 milhões esperados para o etanol, cerca de 94%, ou seja 850 milhões (t) já passaram por processamento. Já o açúcar tem 91% (440 mil t) das 480 mil (t) esperadas. Ainda, de acordo com o sindicato, quatro usinas estão em operação são elas (Itamaraty, Brenco, Barralcool e Pantanal), as maiores do Estado. Conforme o diretor-executivo do Sindalcool, Jorge dos Santos, os trabalhos devem ser encerrado em dezembro.

O representante do sindicato explica que a previsão do estoque para 2013 é praticamente a mesma desse ano. “Acreditamos que ficará na margem dos 89 milhões de litros já tivemos também um incremento na produção”. Segundo ele, estava previsto para essa safra 14,4 milhões de toneladas. O acréscimo de 200 milhões (t), deverá contribuir com o resultado.

Trabalhos- Santos relata que o fim da colheita já estava prevista para dezembro em função das chuvas que atrapalharam o andamento dos trabalhos nos canaviais. De acordo com ele, nessa safra está sendo preciso moer mais cana para conseguir ter o resultado esperado. “A qualidade da cana está ruim em função das chuvas. Por isso, estamos colhendo mais para poder obter o resultado. Porém, isso não significa que a qualidade será inferior”, destacou Santos.

Com esse cenário Santos afirma que do ponto de vista da produção o etanol deverá seguir sem aumentos até a próxima safra. “Todavia, tudo dependerá da forma que o mercado irá se comportar no caso o diesel e a gasolina”, concluiu.

Banner Revistas Mobile