Mercado

Este é o momento de praticar as lições aprendidas

Nos últimos anos uma série de fatores implicaram em uma redução da produção de cana-de-açúcar fazendo com que os resultados almejados não fossem alcançados. Fatores climáticos adversos foram em grande parte responsáveis pela queda de produção.

Mas também a repentina escassez de recursos decorrentes da crise dos mercados financeiros que eclodiu em 2008 e que até os dias de hoje vem repercutindo negativamente em diversos setores de atividade, incluindo o sucroenergético tiveram sua parcela de responsabilidade.

Tal fato, além de paralisar o andamento de diversos projetos de implantação de novas unidades, também retardou a renovação dos canaviais, operação que tem um peso importante não só nos custos da lavoura, mas impacta diretamente a produtividade de forma negativa.

Paralelamente às condições climáticas adversas que afetaram os canaviais, pragas e doenças encontraram condições anormalmente propícias para seu desenvolvimento causando prejuízos consideráveis.

A própria mecanização da lavoura, um sistema de trabalho que ainda está em fase de assimilação em diversas unidades devido à velocidade de implantação, contribuíram para perdas por danos às socas e aumento de impurezas na indústria.

img593

Uma nova safra se inicia e esse é o momento dos corpos técnicos e operacionais das usinas colocarem em prática as lições aprendidas de como enfrentar as dificuldades das safras passadas.

Maior atenção ao manejo varietal, talhões mais adequados à mecanização crescente, cuidados fitossanitários visando melhor controlar as pragas e doenças que possam representar riscos maiores de danos às lavouras, são cuidados usuais, mas que em circunstâncias de recursos escassos devem merecer atenção redobrada para que bons resultados de produtividade adequada sejam alcançados.

Conjuntamente com técnicos e instituições de pesquisa, também fabricantes de insumos e equipamentos estão se esforçando para desenvolver novos métodos que permitam a obtenção de melhores resultados nas lavouras, mesmo em circunstâncias não tão favoráveis à cana.

Novas variedades, mais resistentes a adversidades climáticas, solos fracos e ataque de pragas e doenças são preocupações constantes de pesquisadores. Em um futuro breve, essas novas variedades poderão ser obtidas em um espaço mais breve de tempo, graças à transgenia, cujos primeiros resultados já começa a despontar.

Banner Revistas Mobile