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Estaleiro Rio Tietê vence licitação

O Estaleiro Rio Tietê foi o vencedor da licitação da Transpetro para a construção da frota que transportará etanol pela hidrovia Tietê-Paraná. O Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro para Hidrovias (Promef Hidrovias) contratará o estaleiro para a construção de 20 empurradores e 80 barcaças pelo valor de US$ 239,1 milhões (R$ 432,3 milhões).

O estaleiro ainda não existe e o início de suas obras está previsto para o começo de 2011. O contrato, que será assinado em outubro, prevê entrega dos primeiros navios a partir do último trimestre do ano que vem. O Rio Tietê é um projeto formado pelas empresas Rio Maguari, SS Administração e Estre Petróleo e será instalado às margens da hidrovia, na cidade paulista de Araçatuba.

O projeto da hidrovia, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê que, a partir de 2013, a Transpetro faça o transporte fluvial de etanol tanto para o abastecimento do mercado interno quanto externo. A operação demandará a construção de nova frota e cada comboio será formado de quatro barcaças e um empurrador, com capacidade total de transporte de 7,6 milhões de litros de etanol.

De acordo com a estatal, quando estiver totalmente operacional, o volume anual transportado pelo projeto deverá chegar a 4 bilhões de litros. A operação dos novos comboios hidroviários integra o Programa de Logística Integrada de Escoamento de Etanol da Petrobras, que inclui, ainda, a construção de novos dutos, centros coletores e terminais.

EMPREGOS. Com relação aos empregos, a projeção é que surjam 500 novos empregos diretos e 2 mil indiretos, em média,na construção do estaleiro. No pico das obras, os empregos diretos com a construção chegarão a 700. A operação do estaleiro demandará 300 trabalhadores em média, com a geração de mais 1,2 mil empregos indiretos. Já os comboios gerarão 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos.

A construção da nova frota hidroviária da Transpetro seguirá premissas do Promef, como fabricação do navios no Brasil, conteúdo nacional de 70% e competitividade internacional dos estaleiros após a curva de aprendizado. A licitação foi aberta a estaleiros já instalados e também a unidades a serem instaladas para a disputa, os chamados “estaleiros virtuais”.

A Hidrovia Tietê-Paraná levará o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste para a Refinaria de Paulínia (Replan) e, de lá, por dutos, atingirá diversos terminais, incluindo os de São Sebastião (SP) e de Ilha D’Água (RJ), de onde será possível exportar o produto. Segundo a Transpetro, a redução de custo de logística permitida pelo modal hidroviário possibilitará ao etanol brasileiro disputar mercados internacionais de forma mais competitiva.

Mais de 30 estaleiros nacionais e internacionais foram convidados a participar da licitação. A Comissão de Licitação analisou as propostas técnicas, que contemplam itens de performance como velocidade, capacidade de carga e de manobra, além da apreciação dos métodos construtivos e cronogramas propostos.

A análise técnica levou 40 dias e foi seguida pela abertura das propostas comerciais.

Na licitação, o Consórcio Rio Maguari, SS Administração e Estre Petróleo apresentou o menor preço, seguido pelos Estaleiros Unidos do Rio Tietê (consórcio formado pela SPI Astilleros e Superpesa Industrial Ltda) e pelo consórcio formado pela Intecnial S.A. e NM Engenharia e Construções Ltda.

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