Mercado

Equipav aumenta moagem em 20%

A usina Equipav Açúcar e Álcool, localizada em Promissão (SP), bateu recorde de moagem de cana-de-açúcar na safra 2008/2009, iniciada em março de 2008 e finalizada em 28 de janeiro, atingindo 6,5 milhões de toneladas, representando crescimento de 20% (1,1 milhão de toneladas) frente à safra anterior. Para a próxima safra, a empresa estima moagem de 6,3 milhões de toneladas.

Geralmente, a entressafra dura 120 dias, mas, de acordo com o diretor industrial da Equipav Açúcar e Álcool, Luiz Paulo Sant”Anna, excepcionalmente, o intervalo da última safra para a próxima durará 38 dias. “Devemos reiniciar a moagem em março”, afirmou Sant”Anna. De fevereiro ao início do mês seguinte, a usina estará em manutenção.

A cana moída na última safra produziu 6 milhões de sacas de açúcar, 344 mil metros cúbicos de álcool, 4 mil toneladas de levedura, além de 283 mil megawatt/ hora (MWh) de energia elétrica. De acordo com o diretor industrial da unidade, o principal motivo que levou ao recorde foi a duração atípica da safra. Normalmente, explicou, a safra da empresa se encerra em dezembro e não em janeiro.

Pouca chuva. “Outro fator que auxiliou no aumento da moagem foi que, durante os meses de pouca incidência de chuva, a usina processou valor de moagem horária acima de sua capacidade nominal”, disse. Segundo ele, toda a produção de açúcar, álcool e levedura foi comercializa antes do término da moagem. Dos 283 mil MWh gerados a partir do bagaço da cana-de-açúcar, um terço foi consumido pela fábrica e dois terços foi vendido ao mercado, informou Sant”Anna.

Segundo o diretor, a Equipav hoje é a maior vendedora de biomassa do país. “Estamos próximos de 100 kilowatts por tonelada (kW/ton) de cana moída”, completou. Com a safra recorde, a Equipav Açúcar e Álcool manteve-se no terceiro lugar do ranking das três maiores usinas do país, pela quantia de cana moída.

A primeira da lista é a Usina São Martinho, do grupo São Martinho, localizada em Pradópolis (SP), que moeu 8 milhões de toneladas na safra passada. A segunda é a Usina da Barra, situada em Barra Bonita(SP), que moeu cerca de 7,2 milhões de toneladas de cana de açúcar.

Biopav, no sul. A nova usina do grupo Equipav, a Biopav, localizada em Brejo Alegre (SP, terá a sua primeira safra (2008/09) encerrada em março próximo. A projeção de moagem é de 1 milhão de toneladas de cana de açúcar. A usina ainda não opera com sua capacidade total, que é estimada em 6,3 milhões de toneladas.

“A implantação da unidade contemplará três fases, sendo que, ao final da terceira fase, atingirá a mesma capacidade da unidade de Promissão”, explicou Sant”Anna. A Biopav demandará investimentos de R$ 800 milhões até a conclusão da última etapa, cuja data estimada não foi detalhada por Sant”Anna.

Ao final de janeiro, havia sido processadao o total de 560 mil toneladas de cana e produzidos 27 mil m³ de álcool, divididos em 12 mil m³ de álcool anidro e 15 mil m³ de álcool hidratado. Além disso, foram produzidos 40 mil sacas de açúcar e 14 mil MWh de energia.

“A usina de Brejo Alegre, por ser nova, não precisará de manutenção durante a entressafra. Isso possibilitará uma economia de R$ 17,5 milhões, o que representa uma redução de 46% no custo da manutenção da companhia em relação à entressafra anterior”, disse.

Banner Revistas Mobile