Usinas

Entidades debatem o preço da cana

ATR da cana continua caindo e votação amanhã de PL dos CBIOs pode amenizar situação no setor

Entidades debatem o preço da cana

Em Pernambuco, estado onde tem um dos melhores ATR (taxa que precifica a cana nas usinas) do Brasil, o valor pago tem sido menor que no mês de junho do ano passado, quando a tonelada chegou a 38,14 dólares.

Hoje é de 34,02. Amanhã (13), por sua vez, os deputados federais de uma comissão podem votar um projeto de lei onde tende a amenizar a situação desses e de outros agricultores no Brasil, como já fez com os usineiros ao garantir os Créditos de Descarbonização (CBIOs) do RenovaBio (Lei Nacional dos Biocombustíveis).

LEIA MAIS > Açúcar: O mercado entrou em colapso devido aos fundamentos

Desde março deste ano, o valor do ATR vem caindo a cada mês. Foi em março quando atingiu o seu segundo maior valor se comparado desde 2022. Apesar disso, o atual ATR da cana-de-açúcar em Pernambuco está um pouco acima do que os valores da maioria dos meses de 2022 e de alguns deste ano também.

Em levantamento do Departamento Técnico da Associação dos Fornecedores de Cana no estado (AFCP), utilizando-se da moeda norteamericana como referência, uma tonelada no preço da cana padrão está em 34,02 dólares, acima dos 31,72 dólares pagos em dezembro de 2022. Então, comparado a outros países produtores de cana, o preço no Brasil está defasado.

O cálculo do preço do ATR envolve uma cesta de produtos derivados da cana e seus respectivos preços, de acordo com a metodologia aplicada pelo Consecana, sendo que a metodologia considera tanto o mercado doméstico quanto o mercado de exportação de açúcar e etanol.

“Em março deste ano, por sua vez, o valor chegou a 37,43, caindo a cada mês desde então, situação que preocupa o setor, sobretudo diante dos custos de produção”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e vice-presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana). A remuneração da cana dos agricultores tem sido um problema constante e precisa (e pode) melhorar.

LEIA MAIS > Moagem de cana-de-açúcar registra crescimento de 16%

A Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal tem a oportunidade de amenizar essa situação nesta quarta-feira (13), quando está prevista a votação do Projeto de Lei (PL 3149) onde inclui o setor na Lei do RenovaBio.

O projeto garante para os produtores de biomassa, incluindo a cana-de-açúcar, os CBIO, hoje destinado apenas para as usinas dos biocombustíveis. O PL tem como relator o deputado Benes Leocádio (União-RN). O autor é o então deputado Efraim Filho (DEM-PB), hoje senador. O PL foi um pedido da Feplana ao político.

Banner Revistas Mobile