Usinas

Encontro destaca o papel crucial da diversidade e liderança feminina nas decisões corporativas

Promovido pelo Grupo Conselheiras e Banco Safra evento evidenciou a importância de abordar questões de diversidade e equidade para fortalecer a governança

(Divulgação)
(Divulgação)

No recente Encontro Conselheiras no Agronegócio, realizado em parceria com o Banco Safra, líderes empresariais e especialistas destacaram a crescente influência das mulheres em cargos de comando e seu papel fundamental na governança das empresas. O evento reuniu cerca de 1,8 mil participantes, refletindo o interesse crescente por questões de igualdade de gênero e diversidade no mundo corporativo.

O encontro foi organizado pelo Grupo Conselheiras, criado em 2022 com o propósito de ampliar a presença feminina nos conselhos empresariais e se tornou referência na discussão sobre a importância da presença feminina nos núcleos de tomada de decisões em empresas e atualmente conta com cerca de 1,8 mil participantes no Brasil e no exterior.

Na ocasião, diversas palestrantes ressaltaram a importância da diversidade de gênero para uma governança empresarial eficaz, destacando que a inclusão de mulheres em cargos de liderança contribui para discussões mais abrangentes e tomadas de decisões mais assertivas. Talita Cury, conselheira de administração e relações institucionais do Grupo Santa Clara, enfatizou que a perspectiva diversificada trazida pelas mulheres é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos, incluindo questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

LEIA MAIS >Bioeletricidade gerada com bagaço cresce 14% em 2023

Além de discutir o papel das mulheres na governança empresarial, o encontro abordou os desafios específicos enfrentados pelo setor do agronegócio. Tereza Vendramini, socióloga e pecuarista,  ex-presidente da SRB, destacou a importância da resiliência, foco e coragem das mulheres na busca por maior representatividade no comando das empresas do agronegócio. Ela ressaltou a relevância do setor para a economia brasileira e a necessidade de enfrentar questões como a rastreabilidade e a segurança alimentar em um contexto de mudanças climáticas e instabilidade geopolítica.

Ricardo Leite, superintendente do Banco Safra, enfatizou a importância da governança e diversidade para o setor agrícola, destacando o avanço tecnológico e a necessidade de decisões maduras e estratégicas para enfrentar os desafios do mercado. Grazielli Parenti, conselheira da Syngenta Latam, ressaltou a liderança do Brasil em alimentos e a relevância dos biocombustíveis e da sustentabilidade para o setor agrícola. Ela enfatizou a importância das mulheres em cargos de liderança e defendeu cotas para promover a equidade de gênero.

Nina Ploger, conselheira de empresas, destacou a importância das redes de apoio e da atuação institucional para fortalecer a presença feminina em cargos de liderança. Ela abordou questões como segurança alimentar, inovação e negociações comerciais internacionais, ressaltando a necessidade de políticas públicas e estratégias empresariais voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Banner Revistas Mobile